-
Arquitetos: Lightbody Architects
- Área: 483 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Brock Beazley
-
Fabricantes: Eco Outdoor, Hekka Hoods, Knotwood
Descrição enviada pela equipe de projeto. O nome da casa ‘Sjøhavn’ é inspirado na origem Escandinava dos clientes, e significa 'Jardins marítimos’. Situada na região de Noosa River, na Austrália, o canal que faz frente a casa é local de lazer e relaxamento pros moradores e visitantes da região. A casa exigia uma resposta ao sensível nível de inundação e que, ao mesmo tempo, devesse proporcionar contato com a natureza local, com oportunidades de retiro, privacidade e lazer.
O programa geral da casa foi elaborado com base nas necessidades do cliente, visando criar uma residência acolhedora e receptiva aos visitantes. Com quatro suítes e duas piscinas, o objetivo principal era garantir a funcionalidade diária da casa, com a possibilidade de criar áreas de transição que também pudessem ser ocupadas e gerassem áreas de descanso e privacidade mesmo enquanto pessoas ocupassem os lugares principais da casa. A escolha do concreto aparente como material principal foi proposta desde as discussões iniciais com o cliente devido à sua longevidade, resistência e qualidades térmicas. A residência possui uma paleta minimalista de materiais, focada em concreto aparente e madeira, reforçando a conectividade entre os espaços tanto internos quanto externos.
O vazio centralizado de pé-direito duplo cria uma ligação visual desde a entrada da casa até à margem do rio. O vazio se extende também à área externa da casa, criando duas estruturas em balanço que geram dois espaços íntimos articulados que funcionam em conjunto ou separadamente como áreas de lazer ou retiro. A partir da forma vernacular da "varanda" típica de Queenslander (tipologia residencial local), a área exterior proporciona a ocupação da orla, a ligação ao rio e reforça a área de estar exterior como um destino e não apenas para circulação.
A materialidade e o método construtivo proporcionaram a oportunidade de libertar o pavimento térreo da estrutura e de rodear o pavimento superior com jardins suspensos. A fachada oriental incorpora a estratégia estrutural de vãos longos e balanços que proporcionam a oportunidade de uma paisagem livre. Ao aproveitar os princípios de design e a capacidade térmica do concreto, a casa funciona com o clima circundante, mantendo uma temperatura ideal internamente ao longo do dia e da noite.